Um site oficial da Assembleia de Minas

Assembleia de Minas Eleições

Perfil dos Eleitos

Confira, a seguir, o perfil dos 77 deputados eleitos para a 19ª Legislatura, que assumem o mandato em 1º de fevereiro de 2019.

Filtrar:
Situação:

Agostinho Célio Andrade Patrus

Agostinho Patrus (PV)

Nome Completo: Agostinho Célio Andrade Patrus
Data de nascimento: 1º/7/1971
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 43500
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2006. Adota o nome parlamentar de Agostinho Patrus Filho. É presidente estadual do Partido Verde (PV). Durante a 18ª Legislatura, lidera o Bloco Compromisso com Minas Gerais. É vice-presidente da Comissão de Administração Pública e foi presidente da Comissão Extraordinária das Barragens. Na 17ª Legislatura, se afastou das atividades parlamentares para ocupar o cargo de secretário de Estado de Turismo, de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Em dezembro de 2008, tomou posse como secretário de Estado de Desenvolvimento Social, cargo no qual permaneceu até janeiro de 2010. É filho do ex-deputado estadual Agostinho Patrus, que já foi presidente da ALMG e secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas. Empresário, é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial e em Logística pela Fundação Getúlio Vargas.

Alberto Pinto Coelho Neto

Alberto Pinto Coelho - Betinho (Solidariedade)

Nome Completo: Alberto Pinto Coelho Neto
Data de nascimento: 28/4/1975
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 77888
Coligação: não há

É filho do ex-governador Alberto Pinto Coelho, que foi também deputado estadual por 16 anos e duas vezes presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e da professora, escritora e ex-vice-reitora da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Santuza Abras. Betinho chega ao Parlamento mineiro, em 2019, ao cabo de sua primeira campanha política. Natural de Belo Horizonte, tem 43 anos e é formado em Administração na instituição de ensino Fead. Receberão especial atenção em seu mandato os setores de energias renováveis, mineração, agronegócio, meio ambiente, educação, indústria e comércio e empreendedorismo.

Alencar Magalhães da Silveira Júnior

Alencar da Silveira Jr. (PDT)

Nome Completo: Alencar Magalhães da Silveira Júnior
Data de nascimento: 12/1/1962
Local de nascimento: Sete Lagoas (MG)
Número: 12212
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1995. Na 18ª Legislatura, ocupa o cargo de 2°-secretário da Mesa da Assembleia durante todo o mandato. Também ocupou os cargos de 2°-secretário e de 3º-secretário em legislaturas anteriores. Em 1998, foi presidente da CPI dos Bingos; e, entre 2005 e 2006, exerceu a presidência da Comissão Especial dos Aeroportos, da Frente Parlamentar pelo Direito do Transporte Público e da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Iniciou sua carreira política em 1989, sendo eleito o vereador mais jovem, naquela legislatura, para a Câmara de Belo Horizonte, onde foi vice-presidente e presidente. Como vereador, por dois mandatos, foi vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (1990-1994). Radialista e jornalista, foi repórter esportivo e político na Rádio Capital e apresentador do programa “Num Poste de Rua”, por 20 anos. Foi presidente do América Futebol Clube e é membro da Associação Mineira e Brasileira de Cronistas Esportivos e do Centro de Cronistas Políticos. Sua principal área de atuação é a Região Central do Estado.

Ana Paula Siqueira

Ana Paula Siqueira (Rede)

Nome Completo: Ana Paula Siqueira
Data de nascimento: 2/2/1980
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 18444
Coligação: Minas à Frente (PRTB-Rede)

Ana Paula Siqueira assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É assistente social, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi chefe de gabinete do ex-deputado Paulo Lamac, atual vice-prefeito de Belo Horizonte. Assessorou o parlamentar tanto na Assembleia de Minas quanto na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na época em que ele foi vereador. Em 2017, na Prefeitura de Belo Horizonte, assumiu a Subsecretaria de Participação Popular, responsável pelo Orçamento Participativo da Capital e vinculada à Secretaria de Governo. Antes de ingressar na carreira política, foi coordenadora-geral do Pré-UFMG, curso preparatório para o vestibular. Trabalhou na implementação de cursos comunitários do mesmo tipo em vários bairros de Belo Horizonte e também no Vale do Jequitinhonha.    

Andreia de Jesus Silva

Andreia de Jesus (Psol)

Nome Completo: Andreia de Jesus Silva
Data de nascimento: 28/6/1978
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 50130
Coligação: Frente Minas Socialista (Psol-PCB)

Andreia de Jesus é advogada popular, educadora infantil, funcionária pública e mãe-solo. Nascida no distrito de Venda Nova, em Belo Horizonte, é moradora de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Trabalhou como doméstica na juventude e é a primeira pessoa de sua família com curso superior, tendo seu ingresso na Universidade garantido pelas políticas de ações afirmativas. Integrou as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e as pastorais de rua e carcerária. Militante das Brigadas Populares e da #partidA, segue ao lado das pessoas privadas de liberdade e das ocupações urbanas, pela vida da juventude negra, por segurança pública cidadã e por melhores condições de vida nas periferias. Eleita por meio da campanha coletiva da movimentação MUITAS, assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde constrói a experiência da Gabinetona: um mandato coletivo, aberto e popular junto de outras três parlamentares – Cida Falabella e Bella Gonçalves, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), e Áurea Carolina, na Câmara dos Deputados. Esta é a primeira Legislatura em que mulheres negras ocupam cadeiras na ALMG.

André Quintão Silva

André Quintão (PT)

Nome Completo: André Quintão Silva
Data de nascimento: 5/8/1964
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 13555
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, assume em 2019 seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2003. Durante a 18ª Legislatura, se afastou das atividades parlamentares para ocupar o cargo de secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, de fevereiro de 2015 a abril de 2016. É líder do Bloco Minas Melhor. Em legislaturas anteriores, foi presidente e membro da Comissão de Participação Popular, que ajudou a implantar. É autor da lei que instituiu a Política Estadual de Juventude e da lei que regulamenta o Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Minas. Assistente social e sociólogo, é funcionário de carreira da Prefeitura de Belo Horizonte, no cargo de analista de políticas públicas, do qual está atualmente licenciado. Foi também funcionário efetivo da Minascaixa (1980-1987). Filiou-se ao PT no início da década de 1980. Foi chefe de gabinete e secretário municipal de Desenvolvimento Social (1994-1996) do então prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias (1993-1996). Eleito para dois mandatos como vereador na Capital (1997-2000 e 2001-2003).

Antônio Carlos Arantes

Antonio Carlos Arantes (PSDB)

Nome Completo: Antônio Carlos Arantes
Data de nascimento: 6/8/1960
Local de nascimento: Jacuí (MG)
Número: 45010
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, assume em 2019 seu quinto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, exerce a presidência da Comissão de Agropecuária e Agroindústria. Também foi presidente, vice-presidente e membro de outras comissões. Durante o mandato, foi membro titular do Conselho Integrado de Desenvolvimento (Coind) junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e ao Conselho Estadual de Turismo. Produtor rural, é autor de duas leis de destaque: a do Queijo Minas Artesanal e a que instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Familiar. Foi prefeito de Jacuí (Sul de Minas) por três mandatos (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002). Foi assessor do deputado federal e ex-ministro Carlos Melles (1994-1996), diretor-geral da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (2003-2004), também no Sul de Minas. Além disso, presidiu o Consórcio Intermunicipal de Preservação das Bacias dos Rios São João e Santana e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Mineiro (Adebras). Foi ainda coordenador do Programa de Renovação da Cafeicultura Regional em 17 municípios e conselheiro administrativo da Cooparaíso.

Arlen de Paulo Santiago Filho

Arlen Santiago (PTB)

Nome Completo: Arlen de Paulo Santiago Filho
Data de nascimento: 25/7/1954
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 14111
Coligação: Para Renovar Minas (PTB-PMN)

Reeleito, assume em 2019 seu sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Na 18ª Legislatura, foi eleito 3º-secretário da Mesa da Assembleia no biênio 2017/2019. Foi ainda presidente da Comissão de Saúde, tendo atuado também em outras comissões. Durante a 17ª Legislatura, exerceu a presidência da Comissão Especial das Enchentes. Em 2009, foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. Sua principal região de atuação política é o Norte de Minas. Médico e advogado, foi vice-prefeito de Montes Claros (1996-1999), maior cidade desta região. Presidiu a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) em dois mandatos: 1993-1994 e 1995-1996. Foi prefeito do município de Coração de Jesus (1993-1995), no Norte de Minas, tesoureiro da Executiva Estadual do PTB (1999) e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), em 1996 e 1997.

Bernardo Bartolomeo Moreira

Bartolomeo (Novo)

Nome Completo: Bernardo Bartolomeo Moreira
Data de nascimento: 2/6/1981
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 30000
Coligação: não há

Aos 37 anos, o mineiro de Belo Horizonte foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual e é um dos fundadores do Diretório do Partido Novo em Minas Gerais. Formado em Economia pelo Ibmec e em Direito pela Fumec, é pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC Minas; em Parceria em Desenvolvimento de Acionista, pela Fundação Dom Cabral; e Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É especialista em investimentos, com experiência em corretoras de capital, em banco Private e Family Office. É, também, amante do liberalismo, sendo membro honorário do Instituto Formador de Lideres (IFL).

Beatriz da Silva Cerqueira

Beatriz Cerqueira (PT)

Nome Completo: Beatriz da Silva Cerqueira
Data de nascimento: 3/3/1978
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 13123
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Eleita para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG) e coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Esta é a primeira vez que se candidata a um cargo eletivo. Filha de garçom e manicure, é professora da educação básica da rede pública, exercendo o magistério por 22 anos. Formou-se no Instituto de Educação de Minas Gerais. Também é formada em Direito pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC Minas). Sua militância política teve início na Pastoral da Juventude. Assumiu a coordenação-geral do Sind-UTE em 2010. Foi a primeira mulher a ser eleita para a presidência da CUT em Minas Gerais, em 2012. Já atuou em diversas causas como, por exemplo, a defesa da educação pública, a redução da tarifa de energia, a luta contra as reformas trabalhista e da Previdência, e a denúncia do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Região Central), que para a deputada configura um crime das empresas Samarco, Vale e BHP.

Roberto Cupolillo

Betão (PT)

Nome Completo: Roberto Cupolillo
Data de nascimento: 5/9/1964
Local de nascimento: Juiz de Fora (MG)
Número: 13613
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

É vereador na Câmara Municipal de Juiz de Fora (Mata), onde ingressou em 2009 e exerce seu terceiro mandato consecutivo. Formado em geografia, é professor efetivo no Estado, na rede municipal de Juiz de Fora e também atua na rede privada. Foi integrante do Diretório Acadêmico (DA) de Geografia e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Grande parte de sua trajetória política foi no Sindicato dos Professores (Sinpro), no qual permaneceu de 1988 a 1995 e retornou em 1998. Cumpriu dois mandatos na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), entidade que reúne professores e auxiliares de administração de escolas privadas, e dirigiu a Central Única dos Trabalhadores na Zona da Mata e em Minas Gerais. Desde 1986, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), e é membro do Diálogo e Ação Petista (DAP). Presidiu o partido entre 1990 e 1991.

João Bosco

Bosco (Avante)

Nome Completo: João Bosco
Data de nascimento: 31/5/1966
Local de nascimento: Araxá (MG)
Número: 70100
Coligação: não há

Reeleito, assume em 2019 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. Exerce, na 18ª Legislatura, a presidência da Comissão de Cultura e a vice-presidência da Comissão de Minas e Energia. Também atua como vice-líder do Governo. É produtor agropecuário e bacharel em Direito, tendo se formado no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). Exerceu quatro mandatos consecutivos como vereador na Câmara Municipal de Araxá (1992-2008). Em 1998, foi presidente da Câmara de Araxá. Foi candidato a prefeito municipal de Araxá nas eleições de 2008. Foi suplente na 16ª Legislatura na ALMG. Sua principal região de atuação política é o Alto Paranaíba.

Braulio José Tanus Braz

Braulio Braz (PTB)

Nome Completo: Braulio José Tanus Braz
Data de nascimento: 21/9/1948
Local de nascimento: Muriaé (MG)
Número: 14444
Coligação: Para Renovar Minas (PTB-PMN)

Reeleito, assume em 2019 seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2007. Na 18ª Legislatura, foi eleito 3º-vice-presidente da Mesa da Assembleia, no biênio 2015/17. É membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Ocupou o cargo de secretário de Estado de Esportes e da Juventude entre janeiro de 2011 e outubro de 2012. Administrador de empresas, é presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Líder, pertencente à família Braz, que inclui concessionárias de veículos, uma administradora de consórcios, uma corretora de seguros e empresas de transporte e de produção de implementos rodoviários. Iniciou suas atividades profissionais em 1963 e assumiu seu primeiro cargo de direção em 1967, aos 18 anos, à frente da Líder Comércio e Indústria Ltda., concessionária Chevrolet de Muriaé (Mata), cidade onde fica a sede do grupo. A principal região de atuação política é a Zona da Mata.

Bruno de Castro Engler Florencio de Almeida

Bruno Engler (PSL)

Nome Completo: Bruno de Castro Engler Florencio de Almeida
Data de nascimento: 17/6/1997
Local de nascimento: Curitiba (PR)
Número: 17200
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Estudante da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), concluiu o 6° período do curso de Direito. É o coordenador do Movimento Direita Minas, entidade política dedicada à promoção dos valores conservadores, presente em Belo Horizonte e em mais 60 cidades do Estado. O movimento foi criado em 2015, sendo coordenado por Bruno Engler desde 2016. No mesmo ano, ele disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas não foi eleito. Em seu mandato na Assembleia, pretende priorizar, entre outras propostas, a defesa dos agentes de segurança, a militarização de escolas públicas com problemas de disciplina e a promoção do projeto “Escola sem partido”.

Carlos Henrique Alves da Silva

Carlos Henrique (PRB)

Nome Completo: Carlos Henrique Alves da Silva
Data de nascimento: 20/7/1970
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Número: 10123
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. Durante a 18ª Legislatura, se afastou para ocupar o cargo de secretário de Estado de Esportes, de abril de 2015 até novembro de 2016. Neste período, coordenou o Núcleo de articulação Minas 2016 e foi um dos responsáveis pelas atividades referentes à realização dos Jogos Rio 2016, em Minas Gerais. É membro efetivo das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia; Esporte, Lazer e Juventude; e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Exerceu três mandatos consecutivos de vereador em Belo Horizonte, tendo sido eleito em 2000, 2004 e 2008. É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Ocupou a 1ª Secretaria e a Corregedoria da Câmara Municipal e a vice-presidência da Comissão de Legislação e Justiça, naquela instituição.

Carlos Welth Pimenta de Figueiredo

Carlos Pimenta (PDT)

Nome Completo: Carlos Welth Pimenta de Figueiredo
Data de nascimento: 11/10/1954
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 12369
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que integra desde 1995. Na 18ª Legislatura, é presidente da Comissão de Saúde, desde março de 2017. Entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2016, foi vice-presidente da comissão. Também atuou como membro das Comissões de Direitos Humanos e de Cultura, entre outras. Durante o período de janeiro de 2011 a maio de 2012, se afastou do exercício do mandato parlamentar para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Trabalho e Emprego. Médico formado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), especializou-se em Cirurgia Geral e Medicina do Trabalho. Ex-secretário municipal de Governo da Prefeitura de Montes Claros (1991), foi vereador por três mandatos (1977 a 1992) nesta cidade e presidente da Câmara Municipal (1989-1990).

Cássio Antônio Ferreira Soares

Cássio Soares (PSD)

Nome Completo: Cássio Antônio Ferreira Soares
Data de nascimento: 7/6/1981
Local de nascimento: Passos (MG)
Número: 55555
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, assume em 2019 o terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. Na 18ª Legislatura, é vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e vice-presidente da Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União. Entre fevereiro de 2012 e abril de 2014, afastou-se do mandato parlamentar para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Entre 2007 e 2010, foi subsecretário de Estado da Defesa Social, na área de Inovação e Logística, e foi chefe de gabinete da mesma secretaria. Antes disso, na área política, foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Passos (Sudoeste de Minas) e presidente do PFL Jovem. É economista formado pelo Centro Universitário Unifacef, de Franca (SP), e concluiu também o Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos da Fundação Dom Cabral (2008).

José Célio de Alvarenga

Celinho do Sinttrocel (PCdoB)

Nome Completo: José Célio de Alvarenga
Data de nascimento: 19/7/1960
Local de nascimento: Timóteo (MG)
Número: 65112
Coligação: não há

Reeleito, assume em 2019 o terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, é vice-líder no Bloco Minas Melhor, da base do governo, e presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Também atuou na Comissão Extraordinária das Barragens, na Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras e na Comissão de Transporte, Comunicação e Obas Públicas, entre outras. Na 16ª Legislatura, foi eleito suplente e exerceu o mandato durante o mês de janeiro de 2011. Dirigente sindical, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) e diretor social da Associação Gestora de Benefícios Sociais dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Astromig). Suas principais regiões de atuação política são o Vale do Aço e Central. Em 2008, foi candidato a prefeito de Coronel Fabriciano.

Celise Barreiros Laviola Cabral de Lira

Celise Laviola (MDB)

Nome Completo: Celise Barreiros Laviola Cabral de Lira
Data de nascimento: 16/7/1961
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 15196
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleita, assume em 2019 seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, é presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce). É filha de José Laviola Matos, que foi vice-prefeito de Conselheiro Pena (1954-1958), na região do Rio Doce, e prefeito no mandato seguinte, além de deputado estadual em Minas Gerais por seis legislaturas consecutivas (1971-1995). É cunhada do ex-deputado estadual do PMDB José Henrique (1956-2013), eleito por cinco mandatos consecutivos e 1º-vice-presidente da Assembleia por dois mandatos seguidos. Advogada, é servidora aposentada da Assembleia, formada em História, Filosofia e Direito, e especializada em Direito Público.

Charles dos Santos

Charles Santos (PRB)

Nome Completo: Charles dos Santos
Data de nascimento: 7/9/1974
Local de nascimento: Cabo Frio (RJ)
Número: 10100
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É formado em Tecnologia da Informação, bacharel em Teologia, pós-graduando em Ciências Políticas, comunicador e palestrante motivacional. Foi gerente de conteúdo do Portal ArcaCenter e posteriormente, no mesmo grupo empresarial, diretor comercial da Editora Unipro. Em 2008 foi convidado para compor a diretoria do Jornal Hoje em Dia, que na época integrava o Grupo Record de Televisão. Na empresa, atuou como diretor de Mercado Leitor, impulsionando a circulação do tabloide para diversos municípios mineiros e de outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Cleiton Gontijo de Azevedo

Cleitinho (PPS)

Nome Completo: Cleiton Gontijo de Azevedo
Data de nascimento: 15/4/1982
Local de nascimento: Divinópolis (MG)
Número: 23444
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Natural de Divinópolis (Centro-Oeste), é conhecido no município por seu trabalho como comerciante no sacolão de verduras de sua família e por ser músico. Sua atuação política tem como foco as críticas aos privilégios dos políticos. Também atuou em defesa da causa animal, em especial dos cães de rua. Foi eleito em 2016 para seu primeiro mandato como vereador, sendo o terceiro mais votado em Divinópolis. Sua campanha para deputado estadual foi feita por meio da internet e da divulgação de vídeos e áudios em redes sociais.

Carlos Henrique Coelho de Campos

Coronel Henrique (PSL)

Nome Completo: Carlos Henrique Coelho de Campos
Data de nascimento: 11/7/1968
Local de nascimento: Barbacena (MG)
Número: 17500
Coligação: não há

Eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É coronel do Exército Brasileiro. Atuou durante 23 anos na Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende (RJ). É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado na mesma instituição, doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É professor e, durante a campanha para deputado estadual, defendeu o resgate dos valores da família e da Pátria na educação. Também propõe a implementação de políticas públicas que viabilizem a ampliação das escolas militares em Minas Gerais e integração com a rede pública de ensino. Além disso, defende a adoção de políticas públicas de saúde única, que engloba a saúde humana, animal e ambiental, com enfoque na proteção animal e nas cadeias produtivas da agropecuária.

Sandro Lúcio Fonseca

Coronel Sandro (PSL)

Nome Completo: Sandro Lúcio Fonseca
Data de nascimento: 24/7/1964
Local de nascimento: Galileia (MG)
Número: 17011
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nascido em 24/7/64, em Galileia (Vale do Rio Doce), Coronel Sandro tem 54 anos, é militar da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Na ativa, comandou a PMMG nas regiões de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Foi também diretor-executivo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale. Disputou um cargo eletivo pela primeira vez.

Cristiano Tadeu da Silveira

Cristiano Silveira (PT)

Nome Completo: Cristiano Tadeu da Silveira
Data de nascimento: 26/5/1978
Local de nascimento: São João del-Rei (MG)
Número: 13120
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, assume em 2019 seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, ocupa a presidência da Comissão de Direitos Humanos e integra a Comissão de Administração Pública. É graduado em Filosofia e pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Iniciou sua carreira política como líder estudantil da União Municipal dos Estudantes (Umes), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Estadual dos estudantes (UEE). Em 2000, aos 22 anos, foi eleito vereador de São João del-Rei (Central), sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Em 2004, elegeu-se vice-prefeito do município. Atuou como coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar do Campo das Vertentes, durante dois mandatos. Entre 2009 e 2011, foi consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Dalmo Roberto Ribeiro Silva

Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)

Nome Completo: Dalmo Roberto Ribeiro Silva
Data de nascimento: 31/1/1949
Local de nascimento: Ouro Fino (MG)
Número: 45222
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, assume em 2019 seu sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Adota o nome parlamentar de Dalmo Ribeiro Silva. Na 18ª Legislatura, exerce a 2°-vice-presidência da Mesa da Assembleia (2017/2019). Ao longo dos mandatos anteriores, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social e foi o primeiro presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Ainda atuou como relator da Comissão Especial da Cafeicultura, da Comissão Especial das Estâncias Hidrominerais e do Projeto de Lei Complementar da Organização Judiciária. Advogado e professor, exerceu o cargo de vice-prefeito de Ouro Fino (1976-1982) e a presidência da 39ª Subseção da OAB/MG de Ouro Fino (1989-1994). Também foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Francisco, em Bragança Paulista (SP). Sua principal região de atuação política é o Sul de Minas.

Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira

Delegada Sheila (PSL)

Nome Completo: Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira
Data de nascimento: 12/10/1978
Local de nascimento: Presidente Prudente (SP)
Número: 17456
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Atualmente, é vereadora em Juiz de Fora (Zona da Mata), também em primeiro mandato. Foi a mulher com mais ampla votação da história para a Câmara Municipal daquela cidade, com quase 10 mil votos. É bacharel em Direito, formada pela Fundação Toledo Prudente, de Presidente Prudente (SP), e pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi inspetora da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro durante seis anos. Depois disso, tornou-se delegada da Polícia Civil, exercendo a função em Ubá (Zona da Mata) e Juiz de Fora. Nesta cidade, foi titular do Núcleo de Ações Operacionais (NAOP), delegada de Trânsito e a primeira mulher a se tornar titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora. Foi também titular da Delegacia de Mulheres.

Heli Geraldo de Andrade

Delegado Heli Grilo (PSL)

Nome Completo: Heli Geraldo de Andrade
Data de nascimento: 25/8/1957
Local de nascimento: Uberaba (MG)
Número: 17190
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Delegado de Polícia Civil, já foi titular da Delegacia Regional de Araxá (Alto Paranaíba) e comandou o 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba (Triângulo). Iniciou sua carreira policial em 1981, atuando também nos municípios de Água Comprida, Uberlândia e Araguari, todos localizados no Triângulo. Bacharel em Direito, formou-se em 1987 pela Universidade de Uberaba (Uniube). Em 1998, elegeu-se vereador neste município. Antes de ingressar na Polícia Civil, trabalhou como agricultor, marceneiro, envernizador e tapeceiro.

Doorgal Gustavo Sad Lafayette de Andrada

Doorgal Andrada (Patri)

Nome Completo: Doorgal Gustavo Sad Lafayette de Andrada
Data de nascimento: 21/10/1992
Local de nascimento: Barbacena (MG)
Número: 51300
Coligação: Renovação (Patri-PTC-PMB)

Doorgal Andrada assume em 2019 seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo Patriota. Atualmente, ele é vereador em Belo Horizonte, presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e o parlamentar mais jovem da atual legislatura da Câmara Municipal da Capital. Seu mandato destaca-se pela defesa da independência do Poder Legislativo, pela fiscalização firme do Executivo e pela transparência. Entre suas bandeiras, estão o apoio à pessoa com autismo e seus familiares, a promoção do esporte e a defesa de maior eficiência do poder público e do municipalismo. Doorgal é também bacharel em Direito, atleta de triatlo e oficial da reserva do Exército Brasileiro.

Jeferson Douglas Soares Estanislau

Douglas Melo (MDB)

Nome Completo: Jeferson Douglas Soares Estanislau
Data de nascimento: 10/1/1984
Local de nascimento: Sete Lagoas (MG)
Número: 15800
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, o deputado Douglas Melo assumirá em 2019 seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Radialista, foi locutor da rádio Musirama FM 92,1, em Sete Lagoas. Em 2012, foi eleito vereador deste município, que pertence à Região Central. Permaneceu no cargo até 2014, quando conquistou seu primeiro mandato na ALMG. Graduado em Publicidade e Propaganda pela faculdade Promove, ele também formou-se no curso técnico em Mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na Assembleia de Minas, o parlamentar é vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

Wilson Roberto Batista

Doutor Wilson Batista (PSD)

Nome Completo: Wilson Roberto Batista
Data de nascimento: 21/5/1969
Local de nascimento: São João del-Rei (MG)
Número: 55123
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, assumirá em 2019 seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou me 2011. Na 18° Legislatura, o médico-cirurgião é vice-presidente da Comissão de Saúde e integrante da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Formado em medicina e pós-graduado em saúde pública e gestão hospitalar pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é doutor em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Fellow no Instituto Europeu de Oncologia em Milão, na Itália. Além disso, é médico cirurgião oncológico e mastologista do Hospital do Câncer de Muriaé. Como político, suas principais regiões de atuação são a Zona da Mata e o Campo das Vertentes.

Hely Tarqüínio

Dr. Hely (PV)

Nome Completo: Hely Tarqüínio
Data de nascimento: 10/4/1940
Local de nascimento: Uberaba (MG)
Número: 43120
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, o deputado assume em 2019 seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde adota o nome parlamentar de Hely Tarqüínio. Ingressou no Parlamento mineiro em 1991, permanecendo por mais dois mandatos, até 2003. A partir deste ano, até 2006, ocupou o cargo de secretário-adjunto de Estado de Saúde. Em 2007, voltou a conquistar uma cadeira na Assembleia, onde permaneceu desde então. É médico-cirurgião, formado pela Faculdade do Triângulo Mineiro. Na 18ª Legislatura, ocupa o cargo de ouvidor da ALMG e é membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça. Foi 2º-vice-presidente do Parlamento mineiro na 17ª Legislatura. Em sua trajetória parlamentar, também presidiu a Comissão Especial do Cardiominas (1995), a Comissão de Constituição e Justiça (1998-1999) e a CPI da Saúde (2000-2001). Como profissional da saúde, foi cirurgião-geral dos hospitais Vera Cruz e Imaculada Conceição, diretor e cirurgião do Hospital Regional Antônio Dias (Fhemig/Patos de Minas) e supervisor do Inamps de Patos. Suas principais regiões de atuação política são Alto Paranaíba e Noroeste.

Jean Mark Freire Silva

Dr. Jean Freire (PT)

Nome Completo: Jean Mark Freire Silva
Data de nascimento: 11/7/1971
Local de nascimento: Pavão (MG)
Número: 13100
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, o deputado assumirá seu segundo mandato, em 2019, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Por três mandatos consecutivos, de 2005 a 2014, Doutor Jean Freire foi vereador em Itaobim (Vale do Jequitinhonha). Na Assembleia, preside a Comissão de Participação Popular e integrou a Comissão Extraordinária das Águas. Na Câmara de Itaobim, trabalhou pela expansão da Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Desenvolveu o projeto Casa do Estudante, abdicando de sua remuneração como vereador em favor da manutenção de moradias estudantis universitárias. Filho de trabalhadores rurais, foi porteiro de hospital e atendente de enfermagem no Hospital Vale do Jequitinhonha antes de formar-se em Medicina.

Paulo Valdir Ferreira

Dr. Paulo (Patri)

Nome Completo: Paulo Valdir Ferreira
Data de nascimento: 19/4/1971
Local de nascimento: Pouso Alegre (MG)
Número: 51051
Coligação: Renovação (Patri-PTC-PMB)

Natural de Pouso Alegre, no Sul de Minas, o médico Paulo Valdir Ferreira assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Atualmente, é vice-prefeito de sua cidade natal, eleito no último pleito de 2016. Especialista em Ginecologia, pós-graduado em Medicina do Trabalho e em Medicina do Trânsito, também possui MBA em Gestão de Empresas. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e da Associação Médica de Pouso Alegre. Dr. Paulo iniciou a carreira política como vereador no município, exercendo o mandato de 2013 a 2016.

Nacib Duarte Bechir

Duarte Bechir (PSD)

Nome Completo: Nacib Duarte Bechir
Data de nascimento: 11/8/1957
Local de nascimento: Cristais (MG)
Número: 55789
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, o deputado Duarte Bechir assume em 2019 o seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2009. Na 18° legislatura, preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte. Bacharel em Direito desde 1990, Duarte Bechir assumiu seu primeiro cargo eletivo em 1993, como vereador em Campo Belo (Centro-Oeste). Foi também prefeito desta cidade entre 2001 e 2004. Como administrador municipal, ocupou ainda as presidências do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Grande (Cismarg) e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), entre 2001 e 2002. Em 2004, foi presidente da Associação de Municípios do Alto Rio Grande (Amalg). Já no período de fevereiro a junho de 2008, foi diretor financeiro e administrativo da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg). As principais regiões de atuação do parlamentar são Centro-Oeste, Sul de Minas e Central.
 

Elismar Fernandes Prado

Elismar Prado (Pros)

Nome Completo: Elismar Fernandes Prado
Data de nascimento: 12/8/1972
Local de nascimento: Uberlândia (MG)
Número: 90900
Coligação: não há

Reeleito, o deputado Elismar Prado assume em 2019 seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. Na 18° Legislatura, é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Foi deputado federal entre 2007 e 2011, sendo vice-líder do PT na Câmara de Deputados. Iniciou sua carreira política como integrante do movimento estudantil na Universidade Federal de Uberlândia (Triângulo Mineiro), onde se formou como sociólogo e músico. Também integrou a direção da União Nacional dos Estudantes, em 2003. No ano seguinte, foi o vereador mais votado de Uberlândia, tornando-se presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal. Antes disso, em 2001, coordenou o Orçamento Participativo Jovem, implantado pela Prefeitura de Uberlândia. É irmão do deputado federal e ex-deputado estadual Weliton Prado (PT). Suas principais regiões de atuação são Triângulo, Alto Paranaíba e Central.

Fábio José de Oliveira

Fábio Avelar (Avante)

Nome Completo: Fábio José de Oliveira
Data de nascimento: 26/6/1972
Local de nascimento: Nova Serrana (MG)
Número: 70123
Coligação: não há

Reeleito, o deputado assume em 2019 seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde adotou o nome parlamentar de Fábio Avelar Oliveira. Na 18° Legislatura, integrou comissões como a de Desenvolvimento Econômico e de Esporte, Lazer e Juventude. Empresário do ramo calçadista há quase 20 anos, em 2012 foi eleito vice-prefeito de Nova Serrana (Centro-Oeste), tradicional polo econômico desse segmento da economia mineira. Apoia projetos de cunho esportivo e social nesse município.

Fernando Pacheco Fialho

Fernando Pacheco (PHS)

Nome Completo: Fernando Pacheco Fialho
Data de nascimento: 12/9/1966
Local de nascimento: Palma (MG)
Número: 31100
Coligação: não há

Aos 52 anos, foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É natural de Cisneiros, distrito de Palma, na Zona da Mata, e atua como servidor público municipal na Prefeitura de Cataguases, onde já foi secretário de Saúde e de Fazenda. Tem experiência em finanças públicas e foi vereador e ex-presidente da Câmara daquele município. Formou-se em Ciências Econômicas, fez pós-graduação em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especializou-se em Gestão Econômica, com ênfase em Contabilidade e Controladoria, pelas Faculdades Unificadas Doctum de Cataguases.

Gilberto Wagner Martins Pereira Antunes

Gil Pereira (PP)

Nome Completo: Gilberto Wagner Martins Pereira Antunes
Data de nascimento: 13/6/1961
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 11210
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, o deputado assume, em 2019, seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1995. Na 18° Legislatura, foi presidente da Comissão de Minas e Energia. Durante sua trajetória parlamentar, foi 2º-secretário da Mesa da Assembleia, entre 1999 e 2000. Presidiu, entre outras, as comissões de Ciência e Tecnologia (1995-96), Turismo, Indústria e Comércio (1997-98), Transporte, Comunicação e Obras Públicas (2003-04), Política Agropecuária e Agroindustrial (2009) e Cultura (2005-06). Em 2007, criou e presidiu a Frente Parlamentar para Implantação da Universidade Federal do Norte de Minas. Em fevereiro de 2011, licenciou-se para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte de Minas Gerais. Bacharel em administração com especialização em comércio exterior, iniciou a carreira política como vereador em Montes Claros (Norte de Minas), em 1988. De 1993 a 1994, foi presidente da Câmara Municipal deste município. As principais regiões de atuação do deputado são o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Glaycon Moreira Franco

Glaycon Franco (PV)

Nome Completo: Glaycon Moreira Franco
Data de nascimento: 16/4/1967
Local de nascimento: Conselheiro Lafaiete (MG)
Número: 43123
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, Glaycon Franco assume em 2019 seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2012, como suplente. Na 18ª Legislatura, preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Também integra as Comissões de Saúde, de Minas e Energia e de Administração Pública. Médico, é pós-graduado em gestão pública. Foi vereador em Conselheiro Lafaiete (Central) por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008, e presidiu a Câmara Municipal entre 2005 e 2006. Tem atuação destacada nas regiões do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Campo das Vertentes.

Guilherme da Cunha Andrade

Guilherme da Cunha (Novo)

Nome Completo: Guilherme da Cunha Andrade
Data de nascimento: 13/5/1983
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 30400
Coligação: não há

Foi eleito para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nascido em Belo Horizonte, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 12 anos como advogado e é criador e ex-presidente do Escritório Legal, organização não-governamental que prestava assistência jurídica para população de baixa renda da Capital mineira, e destinava seus ganhos para manter uma escola que atende crianças com deficiência. Criou, também, um grupo de advogados voluntários chamado Movimento Vigilância Cidadã, que fiscaliza as contas públicas para combater atos de desvio, desperdício ou má gestão.  

Gustavo Marques Carvalho Mitre

Gustavo Mitre (PSC)

Nome Completo: Gustavo Marques Carvalho Mitre
Data de nascimento: 22/12/1966
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 20444
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Gustavo Mitre é advogado, formado pela Faculdade de Direito Milton Campos. Foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal Regional da Pampulha, em Belo Horizonte (2009-2010) e diretor do Instituto de Terras do Governo do Estado (2011-2014). Também dirigiu o Procon Municipal de Itaúna (Centro-Oeste), onde reside. Exerceu diversas atividades no segmento artístico e cultural, como sócio de casas de shows (Maxaluna, Capitão Caverna, Sunsplash e Lunas) e empresário de artistas. No meio político, já disputou eleições para deputado federal e para vice-prefeito de Itaúna.

Gustavo de Vasconcellos Moreira

Gustavo Santana (PR)

Nome Completo: Gustavo de Vasconcellos Moreira
Data de nascimento: 4/1/1979
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 22800
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, o deputado Gustavo Santana assume, em 2019, seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Natural de Belo Horizonte, é empresário e produtor rural. É filho de José Santana de Vasconcellos Moreira, ex-deputado federal e estadual por dez mandatos. Entre suas preocupações imediatas estão questões como a escassez de água, a geração de empregos, a segurança pública e o apoio ao setor produtivo, em especial ao agronegócio. Na 18ª Legislatura, é vice-líder do Governo e é membro efetivo das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Agropecuária e Agroindústria. Também atuou nas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Minas e Energia.

Gustavo da Cunha Pereira Valadares

Gustavo Valadares (PSDB)

Nome Completo: Gustavo da Cunha Pereira Valadares
Data de nascimento: 30/8/1977
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 45678
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, assume seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em 2002, quando conquistou seu primeiro mandato, foi o mais jovem deputado estadual eleito. Empresário do ramo publicitário, é bacharel em Direito, formado pela PUC Minas. Na atual legislatura, é líder da Minoria na ALMG. É membro efetivo da Comissão de Administração Pública e da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Já foi presidente desta última comissão, em legislaturas anteriores, assim como líder da Maioria. Suas principais áreas de atuação são Central, Centro-Oeste, Rio Doce, e Zona da Mata. Em 2008, concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte.

Inácio Franco

Inácio Franco (PV)

Nome Completo: Inácio Franco
Data de nascimento: 9/4/1953
Local de nascimento: Itaberaí (GO)
Número: 43000
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, o deputado assume seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2007. Na atual legislatura, é o 3º-vice-presidente do Parlamento mineiro. No biênio 2015-2016, foi ouvidor da instituição. Em sua carreira parlamentar, atuou ainda como vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão de Administração Pública. Foi eleito prefeito de Pará de Minas em 2000, com votação recorde, e reeleito em 2004. Em 2002, foi premiado em Brasília pelo Conselho Federal de Contabilidade como o primeiro prefeito de Minas e o terceiro do País entre os que melhor aplicaram os recursos públicos. Antes de ingressar na política, foi presidente do Sindicato Rural Patronal e da Cooperativa dos Produtores Rurais de Pará de Minas. Formado em Direito, é produtor rural e empresário do setor de construção pesada.

Ione Maria Pinheiro

Ione Pinheiro (DEM)

Nome Completo: Ione Maria Pinheiro
Data de nascimento: 18/4/1966
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 25141
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleita, a deputada assume seu segundo mandato em 2019, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2015. Na atual legislatura, é vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Na 13ª Legislatura, foi chefe de gabinete do ex-deputado estadual Dinis Pinheiro, seu irmão, que foi presidente da Assembleia de Minas entre 2011 e 2015. Ione Pinheiro também atuou em função semelhante quando seu outro irmão, Toninho Pinheiro, tornou-se prefeito de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte). É empresária do setor têxtil. Sua principal região de atuação política é a Central.

João Leite da Silva Neto

João Leite (PSDB)

Nome Completo: João Leite da Silva Neto
Data de nascimento: 13/10/1955
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 45777
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, o deputado assume, em 2019, seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na qual ingressou em 1995. Na atual legislatura, preside a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras. Ao longo de sua trajetória parlamentar, presidiu a Comissão de Segurança Pública, a Comissão de Direitos Humanos e as CPIs do Sistema Carcerário e das Carteiras de Habilitação. Foi relator da CPI da Telefonia. De 1993 a 1994, foi vereador em Belo Horizonte e secretário municipal de Esportes. De 2003 a 2004, afastou-se da ALMG para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, sendo idealizador dos projetos Campos de Luz e Casas Lares. Antes da carreira política, foi atleta profissional, goleiro do Clube Atlético Mineiro. É um dos fundadores do movimento Atletas de Cristo.

João Lúcio Magalhães Bifano

João Magalhães (MDB)

Nome Completo: João Lúcio Magalhães Bifano
Data de nascimento: 6/2/1960
Local de nascimento: Matipó (MG)
Número: 15133
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, o deputado assume em 2019 seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18° Legislatura, preside a Comissão de Administração Pública. Antes de ingressar na ALMG, cumpriu cinco mandatos consecutivos como deputado federal, a partir de 1996. Na Câmara dos deputados foi presidente da Comissão Permanente de Finanças e Tributação; 1°-vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, 1º-vice-presidente da Comissão Fiscalização Financeira e Controle e também 1º-vice-presidente da Comissão Externa de Subnutrição de Crianças Indígenas. Estudou Engenharia, sem concluir o curso, na Universidade Santos Dumont, em Governador Valadares. Em 2013, concluiu o curso superior de Processos Gerenciais/ Administração na Unopar. É pecuarista e cafeicultor.

João Vítor Xavier Faustino

João Vítor Xavier da Itatiaia (PSDB)

Nome Completo: João Vítor Xavier Faustino
Data de nascimento: 24/6/1982
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 45200
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, João Vítor Xavier assume em 2019 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, é presidente da Comissão de Minas e Energia e membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Iniciou a vida política ao eleger-se vereador em Belo Horizonte, em 2008. Na Câmara Municipal, foi presidente da Frente Parlamentar do Idoso e vice-líder do governo. Em 2010, elegeu-se deputado estadual, sendo um dos mais votados de Belo Horizonte. Foi reeleito em 2014. Desde maio de 2013 é filiado ao PSDB. Jornalista e radialista, integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000, onde apresenta o programa Bastidores. Participou da cobertura de vários eventos esportivos de expressão mundial, como Olimpíadas, Copa das Confederações e Copa do Mundo de futebol. Principal região de atuação política é a Central.

Laura Mendes Serrano

Laura Serrano (Novo)

Nome Completo: Laura Mendes Serrano
Data de nascimento: 9/3/1987
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 30700
Coligação: não há

Aos 31 anos, assume seu primeiro mandato como deputada estadual. É economista, mestre em Economia pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em Controladoria e Finanças e graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho). Servidora pública no setor de saneamento, foi assessora parlamentar na Câmara Municipal de Belo Horizonte, trabalhou em empresas privadas e tem experiência em gerenciamento de projetos, melhoria de processos, fiscalização de contas públicas e cálculo tarifário.

Leandro Andrade Genaro Oliveira

Leandro Genaro (PSD)

Nome Completo: Leandro Andrade Genaro Oliveira
Data de nascimento: 3/7/1981
Local de nascimento: Contagem (MG)
Número: 55444
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, Leandro Genaro assume, em 2019, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é vice-presidente da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais e membro efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Leandro Genaro é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e superintendente da mesma igreja, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Apresenta o programa À Luz da Palavra, pela Rádio 107 FM, em Belo Horizonte. É filho do ex-deputado estadual e também pastor evangélico Antônio Genaro.

Marilene Alves de Souza

Leninha (PT)

Nome Completo: Marilene Alves de Souza
Data de nascimento: 17/8/1964
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 13456
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É graduada em Ciências Biológicas e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi professora nas redes estadual e municipal de ensino, sendo eleita diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e presidente regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Participou do Conselho Estadual de Desenvolvimento Agrário (Cedraf/MG) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Atualmente, trabalha nos movimentos sociais e pastorais, sendo coordenadora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, coordenadora das articulações do Semiárido Brasileiro e Mineiro, diretora-secretária da Cáritas Brasileira e membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese e da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. Em 2016, Leninha foi candidata a prefeita de Montes Claros pelo PT, obtendo mais de 36 mil votos.

Leonídio Henrique Corrêa Bouças

Leonídio Bouças (MDB)

Nome Completo: Leonídio Henrique Corrêa Bouças
Data de nascimento: 9/11/1961
Local de nascimento: Pompéu (MG)
Número: 15130
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, Leonídio Bouças assume em 2019 seu quinto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Iniciou a vida pública como vereador de Uberlândia (Triângulo Mineiro), em 1988, tendo sido presidente e vice-presidente da Câmara Municipal. Em 1992, ingressou no Poder Executivo como vice-prefeito. Foi também secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente, em 1994, ano em que se elegeu deputado estadual, o mais votado na região. Ocupou também a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos entre 2001 e 2002. Nesse mesmo ano, foi reconduzido ao cargo de deputado estadual. Entre 2007 e 2009, foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado do Estado e secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento. Em 2013, tomou posse novamente no Parlamento estadual, após renúncia do deputado Bruno Siqueira, que assumiu a Prefeitura de Juiz de Fora. É médico, professor e empresário na área de educação.

Leonardo Morreale Diniz Portela

Léo Portela (PR)

Nome Completo: Leonardo Morreale Diniz Portela
Data de nascimento: 10/10/1980
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 22333
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, Léo Portela assume, em 2019, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Vice-líder do Bloco Minas Melhor, integrou a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas. Foi subsecretário de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais no governo de Antonio Anastasia, vice-presidente da Prodemge (2010 a 2011), assessor de Relações Institucionais da Confederação Nacional de Transporte (CNT), entre 2009 e 2010, e membro do Grupo de Trabalho do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Integrou também a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, a Comissão Tripartite do Programa de Alimentação do Trabalhador (no Ministério do Trabalho e Emprego), e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do Ministério das Cidades. Natural de Belo Horizonte, é advogado e administrador, mestre em Direito e professor universitário. Pastor batista, Léo Portela segue os passos do pai, o também pastor e deputado federal Lincoln Portela.

Luiz Humberto Carneiro

Luiz Humberto Carneiro (PSDB)

Nome Completo: Luiz Humberto Carneiro
Data de nascimento: 24/3/1953
Local de nascimento: Uberlândia (MG)
Número: 45999
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, Luiz Humberto Carneiro assume em 2019 seu sexto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ingressou no Parlamento estadual no final da 14ª Legislatura, em janeiro de 2003, como suplente. Eleito deputado estadual nas eleições de 2002, foi reconduzido ao cargo em 2006, 2010 e 2014. Na 18a Legislatura, é membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça. Na legislatura anterior, foi líder do Governo de Minas e, em 2005, líder do PSDB na Assembleia, cargo que ocupou por cinco anos. Também foi líder do Bloco Social-Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR) por quatro anos (2007-2010). Produtor rural, foi presidente do Sindicato Rural de Uberlândia (Triângulo Mineiro) entre 1990 e 1998, e coordenou, em nível nacional, o movimento Não Posso Plantar. Também em Uberlândia, foi secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento (1991-1995) e de Habitação (1996-1999). Suas principais regiões de atuação política são o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Marília Aparecida Campos

Marília Campos (PT)

Nome Completo: Marília Aparecida Campos
Data de nascimento: 14/9/1961
Local de nascimento: Ouro Branco (MG)
Número: 13900
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleita, Marília Campos assume, em 2019, seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi presidente da Comissão Extraordinária das Mulheres, que deu origem à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, órgão permanente, da qual é membro efetivo. Foi também presidente da Comissão de Participação Popular em 2015 e 2016. Conquistou seu primeiro mandato legislativo em 2000, como vereadora em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Iniciou a militância social na década de 1980 como integrante do movimento estudantil e fundadora do PT e da CUT, em Uberlândia (Triângulo). Foi também presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte por dois mandatos (1990 e 1995). Eleita deputada estadual na 15ª Legislatura (2003-2004), renunciou ao mandato em dezembro de 2004 para assumir a Prefeitura de Contagem, reelegendo-se em 2008. Voltou à Assembleia Legislativa em 2015. É psicóloga, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mário Henrique da Silva

Mário Henrique Caixa (PV)

Nome Completo: Mário Henrique da Silva
Data de nascimento: 4/12/1972
Local de nascimento: Três Pontas (MG)
Número: 43333
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, é vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, tendo integrado também, como membro efetivo, a Comissão de Participação Popular. No Parlamento mineiro desde 2013, atuou ainda como vice-presidente da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo. Em abril de 2015, licenciou-se do cargo eletivo para assumir a Secretaria de Estado de Turismo, retornando à Assembleia Legislativa em abril de 2016. Mário Henrique Caixa é radialista e jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e já transmitiu vários eventos esportivos, como Olimpíadas e Copas do Mundo. Trabalha na Rádio Itatiaia há mais de 20 anos.

Marcos Joseraldo Lemos

Marquinho Lemos (PT)

Nome Completo: Marcos Joseraldo Lemos
Data de nascimento: 3/7/1959
Local de nascimento: Carbonita (MG)
Número: 13139
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Três vezes prefeito de Carbonita (Vale do Jequitinhonha), Marquinho Lemos tem como marca da sua trajetória o trabalho em favor dos municípios. Em sua juventude, morou em Belo Horizonte, onde participou ativamente de movimentos sociais e populares, que culminaram em sua filiação ao PT, em 1983. Em 1984, retornou à Carbonita e ajudou na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Lutou junto às mães para a criação da primeira creche do município. Na área cultural, criou o grupo Semente do Vale e a rádio Comunitária. A experiência no trabalho junto aos movimentos sociais deu-lhe suporte para o exercício de seus mandatos como prefeito (1997-2000; 2001-2004; 2013-2016). Entre suas várias iniciativas, destaca-se a criação do Carboarte, festa que valoriza a cultura popular e que tornou-se referência na região. Liderou prefeitos no movimento pela inclusão do Vale do Jequitinhonha na Sudene; presidiu por cinco vezes a Associação Mineira dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje); participou da criação e foi presidente, por quatro vezes, do Consórcio de Saúde do Alto Jequitinhonha (Cisaje); coordenou o Programa Luz para Todos no Alto Jequitinhonha, Suaçuí e Região Central; coordenou a implantação do Território de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, por meio do qual foi incentivada a criação de cooperativas e associações de Apicultores em vários municípios e foi criado o polo de Fruticultura (Frutivale). Também participou da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Jequitinhonha e Araçuaí. No PT, compôs, deste sua filiação, o Diretório Estadual e, hoje, é membro da Executiva Estadual.

Mauro Henrique Tramonte

Mauro Tramonte (PRB)

Nome Completo: Mauro Henrique Tramonte
Data de nascimento: 17/5/1961
Local de nascimento: Poços de Caldas (MG)
Número: 10800
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Apresentador do programa Balanço Geral, da TV Record Minas, desde 2008, o jornalista Mauro Tramonte assume em 2019 o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Desde os 18 anos, se destacava como jornalista em Poços de Caldas (Sul de Minas), sua cidade natal. Durante um período, trabalhou como funcionário público estadual, retomando a carreira jornalística em 1992, na Rádio Cultura AM. Em 1996, ingressou na televisão, atuando na TV Poços, filiada à Rede Minas. No mesmo ano, começou a fazer o programa Câmera Verdade, que se manteve no ar por 11 anos. Em seguida, ingressou na Rádio Difusora AM e, após, na Record Minas. Além de jornalista, é também bacharel em Direito.

Neilando Alves Pimenta

Neilando Pimenta (Pode)

Nome Completo: Neilando Alves Pimenta
Data de nascimento: 31/8/1967
Local de nascimento: Teófilo Otoni (MG)
Número: 19789
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, é membro efetivo da Comissão de Participação Popular. Suas principais regiões de atuação política são Jequitinhonha/Mucuri e Rio Doce. Advogado, foi tesoureiro da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Como profissional, prestou serviços de consultoria jurídica a prefeituras e câmaras municipais de diversos municípios. No Poder Executivo, foi secretário municipal de Ação Social e Habitação de Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri), de 2001 a 2004. É fundador da Unipac de Teófilo Otoni, instituição de ensino superior.

Noraldino Lucio Dias Júnior

Noraldino Júnior (PSC)

Nome Completo: Noraldino Lucio Dias Júnior
Data de nascimento: 20/11/1975
Local de nascimento: Juiz de Fora (MG)
Número: 20123
Coligação: não há

Reeleito, Noraldino Júnior assume, em 2019, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na atual legislatura, sua atuação foi marcada pela defesa dos direitos dos animais, contribuindo, com sua militância, para a criação da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais, que preside. Também é membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos, desde maio de 2017. Natural de Juiz de Fora (Zona da Mata), foi eleito vereador daquele município por duas vezes (2008 e 2012). Administrador público, é graduado em Turismo e pós-graduado em Gestão Ambiental em Problemas Urbanos. Foi superintendente da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF) entre 2006 e 2008; presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna e do Consórcio Intermunicipal da Bacia dos Rios Preto e Paraibuna (Conpar). Atuou ainda como secretário-executivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

Osvaldo Lopes de Oliveira Júnior

Osvaldo Lopes (PHS)

Nome Completo: Osvaldo Lopes de Oliveira Júnior
Data de nascimento: 28/12/1967
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 31001
Coligação: não há

Aos 50 anos, foi eleito para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi vereador em Belo Horizonte, sua terra natal, entre os anos de 2017 e 2018. É empresário dos ramos alimentício e de seguros e ativista na defesa dos direitos dos animais. Foi idealizador da Corrente do Bem pelos Animais, associação responsável pelo resgate de centenas de animais vítimas de maus tratos, abandono, doenças e atropelamentos; e criou o primeiro hospital público veterinário do Estado. 

Cleiton de Oliveira

Professor Cleiton (DC)

Nome Completo: Cleiton de Oliveira
Data de nascimento: 28/5/1977
Local de nascimento: Boa Esperança (MG)
Número: 27700
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi também a primeira eleição que disputou. Nascido em Boa Esperança, mora em Varginha, ambas no Sul de Minas, onde tem uma trajetória na área de assistência social, sendo ainda professor em várias instituições de ensino. É formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas. Também é membro do Núcleo de Coordenação da Renovação Carismática Católica de Minas Gerais e atua na Pastoral Social da Igreja Católica, na paróquia Divino Espírito Santo, em Varginha.

Irineu Inácio da Silva

Professor Irineu (PSL)

Nome Completo: Irineu Inácio da Silva
Data de nascimento: 1º/2/1958
Local de nascimento: Vermelho Novo (MG)
Número: 17027
Coligação: não há

Eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Pós-graduado em Matemática, atuou como professor, diretor escolar e em cargos administrativos na Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Foi vereador em Contagem por três mandatos, tendo sido eleito pela primeira vez em 2004. Em 2008, foi reeleito e durante esse mandato foi presidente da Câmara Municipal por duas vezes. Nas eleições de 2012, foi novamente reeleito e se afastou do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Administração. Durante a campanha para deputado estadual, defendeu que o Estado invista corretamente na saúde e em escolas infantis em tempo integral.

Wendel Cristiano Soares de Mesquita

Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)

Nome Completo: Wendel Cristiano Soares de Mesquita
Data de nascimento: 23/11/1979
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 77001
Coligação: não há

Professor Wendel Mesquita assume, em 2019, seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Está em seu segundo mandato como vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde ingressou em 2013. Professor, é formado em Comunicação Social e Artes Cênicas. No Parlamento municipal, desenvolveu os projetos "Vereador no Bairro", para ouvir as pessoas em suas comunidades, e o "Vereador na Escola", que tem a finalidade de discutir política e cidadania nas instituições de ensino. Antes de ingressar na política, criou e coordenou um cursinho pré-vestibular comunitário e idealizou o Projeto Brasil Melhor, que desenvolve atividades educativas e culturais para pessoas de baixa renda.

Raul José de Belém

Raul Belém (PSC)

Nome Completo: Raul José de Belém
Data de nascimento: 9/12/1981
Local de nascimento: Araguari (MG)
Número: 20700
Coligação: não há

Ex-prefeito de Araguari (Triângulo), Raul José de Belém é filho do ex-deputado estadual, federal e constituinte Raul Décio de Belém Miguel, falecido em 2001. Raul Belém assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Empresário nas áreas de comunicação e agronegócio, cursou Administração de Empresas na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Araguari, sua cidade natal. Conquistou seu primeiro cargo eletivo em 2008, quando foi eleito vereador, também em Araguari. Em 2011, tornou-se assessor especial no gabinete da governadoria de Antonio Anastasia. Foi eleito prefeito de Araguari em 2012. Também ocupou a diretoria administrativa da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh) e compôs o conselho fiscal de Frente Mineira de Prefeitos.

Rafael Martins de Souza

Repórter Rafael Martins (PRTB)

Nome Completo: Rafael Martins de Souza
Data de nascimento: 22/12/1979
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 28031
Coligação: Minas à Frente (Rede-PRTB)

Rafael Martins assume, em 2019, seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Atualmente, exerce seu primeiro mandato de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde ingressou em 2017. No Legislativo municipal, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana e membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Serra do Curral. Também participou da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. É jornalista há 17 anos e trabalha como repórter na TV Alterosa de Belo Horizonte.

Roberto Dias de Andrade

Roberto Andrade (PSB)

Nome Completo: Roberto Dias de Andrade
Data de nascimento: 27/3/1958
Local de nascimento: Viçosa (MG)
Número: 40222
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, Roberto Andrade assume em 2019 seu segundo mandato como deputado estadual da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 18ª Legislatura, é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e membro efetivo da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras. Natural de Viçosa (Mata), é empresário do ramo da construção civil e membro do Conselho Consultivo da Fundação CDL/MG. Foi presidente, por dois mandatos, da Associação Comercial de Viçosa (ACV), nos anos de 1998 e 1999. Foi vice-presidente do Conselho Integrado de Desenvolvimento Regional e Comercial de Minas Gerais (Consider), em 1999. Entre 2011 e 2013, foi diretor administrativo-financeiro da Companhia Mineira de Turismo (Prominas) – empresa pública responsável por fomentar o turismo no Estado. É oficial do Registro de Imóveis de Viçosa e foi presidente, por três mandatos consecutivos (2007 a 2018), da Serjus-Anoreg/MG, entidade que congrega os mais de três mil cartórios mineiros do serviço extrajudicial.

Rosângela de Oliveira Campos Reis

Rosângela Reis (Pode)

Nome Completo: Rosângela de Oliveira Campos Reis
Data de nascimento: 18/4/1963
Local de nascimento: Mesquita (MG)
Número: 19151
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleita, assume em 2019 seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2007. Na 18ª Legislatura, foi presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, da Comissão Extraordinária das Mulheres, vice-presidente da Comissão Especial da Violência contra a Mulher e coordenadora da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce). Começou sua carreira política em 2000, quando se elegeu vereadora em Ipatinga (Vale do Aço), sendo reeleita em 2004. Foi vice-presidente da Câmara Municipal (2005-2006). É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Didática. Foi professora do ensino fundamental da rede pública, orientadora e supervisora escolar. Desde 1997, mantém o projeto social Associação Ação Social pela Vida, que desenvolve programas voltados para a melhoria da qualidade de vida e que já atendeu mais de 100 mil pessoas.

Washington Fernando Rodrigues

Sargento Rodrigues (PTB)

Nome Completo: Washington Fernando Rodrigues
Data de nascimento: 30/5/1964
Local de nascimento: Medeiros Neto (BA)
Número: 14123
Coligação: Para Renovar Minas (PTB-PMN)

Reeleito, assume em 2019 seu sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Atuante na área de segurança pública, é presidente da Comissão de Segurança Pública na 18ª Legislatura e membro efetivo da Comissão de Administração Pública. Na mesma legislatura, integrou ainda a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, entre outras. Sargento da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, ganhou impulso na política após se destacar como um dos líderes do movimento reivindicatório dos PMs mineiros em 1997. É advogado, bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luiz Sávio de Souza Cruz

Sávio Souza Cruz (MDB)

Nome Completo: Luiz Sávio de Souza Cruz
Data de nascimento: 18/10/1957
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 15900
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 seu sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Na 18ª Legislatura, é membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi vereador em Belo Horizonte por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal (1997-1998). Em seu primeiro mandato como deputado estadual, afastou-se do Legislativo para ocupar os cargos de secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração (1999-2000) e de Planejamento e Coordenação-Geral (2000). Foi líder do governo Itamar Franco (2000-2001). Na 18ª Legislatura, também se licenciou da Assembleia para ocupar as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (fevereiro de 2015 a junho de 2016) e de Saúde (janeiro de 2017 a fevereiro de 2018). Formado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG, é especialista em Engenharia Ambiental.

Luiz Tadeu Martins Leite

Tadeuzinho (MDB)

Nome Completo: Luiz Tadeu Martins Leite
Data de nascimento: 2/9/1986
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 15300
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, assume em 2019 o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde adota o nome parlamentar de Tadeu Martins Leite. Atualmente líder da Maioria, na 18ª Legislatura foi também presidente da Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e membro efetivo de outras comissões. Foi eleito pela primeira vez em 2011, aos 23 anos de idade, como o deputado mais jovem da história do Estado. Foi também o mais jovem secretário de Estado de Minas Gerais, ao assumir, em fevereiro de 2015, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana. Nesta função, entre outras ações, coordenou a Força Tarefa criada pelo governo estadual para avaliar as consequências do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (Região Central), e reativou o processo de regularização fundiária urbana no Estado. Suas principais regiões de atuação política são o Norte de Minas, Jequitinhonha e Noroeste.

Thiago Fellipe Motta Cota

Thiago Cota (MDB)

Nome Completo: Thiago Fellipe Motta Cota
Data de nascimento: 9/3/1985
Local de nascimento: Mariana (MG)
Número: 15456
Coligação: Juntos por Minas (MDB-PDT-PV-Pode-PRB)

Reeleito, Thiago Cota assume, em 2019, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Integrou também a Comissão Extraordinária das Barragens, que atuou entre novembro de 2015 e julho de 2016, em consequência do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (Região Central). No primeiro biênio da atual legislatura, foi vice-líder do Bloco Compromisso com Minas. Nascido em Mariana, é advogado com pós-graduação em Gestão de Negócios, tendo atuado como diretor técnico da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), entre 2010 e 2014, e assessor da Superintendência da Associação Mineira de Municípios (AMM), em 2005. É filho do ex-prefeito de Mariana, Celso Cota.

Tito Bruno Miranda Torres Duarte

Tito Torres (PSDB)

Nome Completo: Tito Bruno Miranda Torres Duarte
Data de nascimento: 2/12/1983
Local de nascimento: João Monlevade (MG)
Número: 45240
Coligação: Juntos para Reconstruir Minas (PSDB-DEM-PP-PPS-PSD)

Reeleito, Tito Torres assume, em 2019, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é membro efetivo das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Foi também vice-líder do Bloco Verdade e Coerência. Natural de João Monlevade, município da Região Central do Estado, Tito Torres herdou o legado político do pai, Mauri Torres, ex-deputado estadual por seis mandatos e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O irmão, Teófilo Torres, foi prefeito da cidade. Antes de chegar à Assembleia Legislativa, Tito Torres trabalhou no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e administrou a Rádio Cultura de sua cidade natal. Empresário e pecuarista, figura entre os parlamentares mais jovens da atual legislatura.

Ulysses Gomes de Oliveira Neto

Ulysses Gomes (PT)

Nome Completo: Ulysses Gomes de Oliveira Neto
Data de nascimento: 27/6/1977
Local de nascimento: Itajubá (MG)
Número: 13077
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Reeleito, assume em 2019 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde integra, como membro efetivo, as Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Esporte, Lazer e Juventude. Na 18ª Legislatura, foi também 1º-secretário da Mesa da Assembleia, entre 2015 e 2017. É nascido em Itajubá, no Sul de Minas, principal região de sua atuação política, além do Sudoeste e Centro-Oeste mineiros. Foi vereador naquela cidade entre 2002 e 2004. Foi também presidente do PT local, fundador do Diretório Central dos Estudantes da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá e membro da Coordenação da Frente Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (2000). É graduado em Administração Pública e formado em Metalurgia pelo Senai.

Virgílio Guimarães de Paula

Virgílio Guimarães (PT)

Nome Completo: Virgílio Guimarães de Paula
Data de nascimento: 5/9/1949
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 13789
Coligação: Unidos com o Povo (PT-PSB-PR)

Economista e servidor aposentado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte. Em 1992, foi eleito o vereador mais votado em Belo Horizonte. Exerceu outros três mandatos como deputado federal (1999-2003; 2003-2007; e 2007-2011). No período, foi relator da Reforma Tributária, presidente da CPI da Dívida Pública e membro da Comissão do Pré-Sal, entre outros. Formou-se em Economia em 1974, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Enquanto estudante universitário, foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFMG. Foi assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (1977-1982), presidente do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (1983-1986), diretor da Federação Nacional dos Economistas (1986-1989), presidente do PT em Belo Horizonte (1992-1993) e diretor da União dos Vereadores de Minas Gerais (1994-1996).

José Guilherme Ferreira Filho

Zé Guilherme (PRP)

Nome Completo: José Guilherme Ferreira Filho
Data de nascimento: 17/8/1956
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 44333
Coligação: Coligação PRP-PPL

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). José Guilherme Ferreira Filho é o presidente do Partido Republicano Progressista (PRP) em Minas Gerais e construiu sua trajetória associada ao futebol profissional e amador desde os anos 80. No Parlamento mineiro, pretende articular sua experiência com os esportes ao desenvolvimento da educação e à promoção da saúde. Além disso, Zé Guilherme acumulou uma enorme bagagem das “mineiridades”, uma vez que desde 2013 visita municípios, sobretudo os de menor porte, do Norte ao Sul, do Triângulo à Zona da Mata. Votado em quase 400 cidades, já visitou cada canto de Minas Gerais, entendendo as potencialidades do Estado e as dificuldades que o povo enfrenta. Pai de Marcelo Aro, deputado federal, e Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol, Zé Guilherme é um ferrenho defensor da família.

José Reis Nogueira de Barros

Zé Reis (PHS)

Nome Completo: José Reis Nogueira de Barros
Data de nascimento: 25/3/1981
Local de nascimento: Januária (MG)
Número: 31456
Coligação: não há

Assume, em 2019, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Já exerceu outros mandatos eletivos, como vereador de Bonito de Minas (Norte de Minas), entre 2009 e 2012, e como prefeito do mesmo município, eleito em 2012 e reeleito em 2016. É empresário e foi conselheiro da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), presidente do Consórcio Intermunicipal Norte-Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco (Cimvales), e da Associação dos Municípios Mineiros da Área da Sudene em Minas Gerais (Amams).

Compartilhe:
Twitter
Facebook
Email Versão para impressão